12 outubro 2007

Pensar...

"Minha imaginação doente. Meu pensar de loucura. Entender. Porquê a obsessão de entender o que não tem entendimento possível? Porquê a obsessão de ter de haver uma resposta, apenas porque houve uma pergunta? Todo o entender é no impossível que tem o seu limite. Mas o impossível é a medida do homem e da sua vocação. Aí sou. Aí estou"
"Aprender é reconhecer. E se só se aprende o que já se sabe, tudo o mais o que se aprende apenas se decora para depois esquecer. Platão não o soube com a sua «reminiscência». Mas sobretudo errou ao inventar um lugar donde se aprendeu. Porque esse lugar está está em nós."
"A luz, o mar, o vento. E as flores, os animais, a vida inteira. Não te apetece gritar? Explicar tudo isso num grito? Num excesso do excesso?"
"E eu disse-lhe: o melhor da vida é o seu impossível. E ela disse-me: isso não tem sentido nenhum. E eu dei-lhe razão, mas não sabia porquê. Ou seja, pela melhor razão que podia ter."

"Sorri um pouco, sorri. na perene juventude do teu imaginar. Flor aérea que para sempre te ficou. Lembra devagar o teu sorriso de outrora no teu deslumbramento. E sê feliz."

Virgílio Ferreira (1916-1996)

imagens: Jan Saudek; Karl Perrson; Jan Saudek; Desconhecido

4 comentários:

un dress disse...

´
´Todo o entender é no impossível que tem o seu limite`

Vou-me desinteressando mais e mais de pensar.

Interessando em mais profundamente seNTir.


obediente à interna ordem
de paRaR e sOrRir



...



beijO

Anônimo disse...

Da grande obra de Virgílio Ferreira, o livro “Pensar” é sem dúvida um somatório da grandeza do pensamento deste autor português. É claro, que neste post, tal pode parecer incongruente, pois não é logo identificável que são aforismos dessa obra.
Mas mesmo assim, a escolha do título, dos aforismos em conjugação com as imagens, parecem fazer algum sentido. Na minha modesta opinião.

Cordialmente,

Luís C.

Dalaila disse...

aí estamos...

e depois olhamos para nós.... desenrolamo-nos e aprendemos....

os gritos no silêncio estridentes ao peito....

a razão?? não conheço....

sorrir, sempre partilhado com que me vê a crava-lo lentamente na face.

Beijo- lindo post

nana disse...

em felicidade absoluta

verdadeira

dentro.



para sempre.